Equipe

ROBERTO AYLMER,

Considerado no mercado como um “professor de alto impacto”, o médico e psicoterapeuta Roberto Aylmer é professor internacional da Fundação Dom Cabral e especialista em transformação da cultura. Sua trajetória iniciou no consultório e partiu para a consultoria, a partir de uma avalanche de gerentes em crise por conta da reengenharia nos anos 90. O professor se especializou no difícil equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Com a demanda crescente para um suporte às organizações, fez um MBA em Marketing, um Mestrado Executivo Internacional e está concluindo sua tese de Doutorado, com ênfase nas barreiras culturais dentro das organizações, com foco especial na chegada de uma nova geração no ambiente de trabalho, a Geração Y.

Roberto Aylmer tem mais de 20 anos de experiência no Brasil e no exterior. Já treinou cerca de 800 líderes de 75 países diferentes em Cingapura, Itália, Bruxelas, Beijing, México e nos Estados Unidos. É reconhecido por mais de 20 mil líderes no Brasil em palestras e treinamentos de alto impacto e é referência em desenvolvimento de lideranças em situações complexas na Fundação Dom Cabral, no qual já recebeu a honra de ser professor homenageado e paraninfo da primeira turma de pós-graduação em Gestão de Negócios Vale. É recomendado por presidentes e RHs de grandes empresas como a Petrobras, Petrobras Distribuidora, Transpetro, Loreal, Vale, BG Group, Sotreq Caterpillar, Essilor, Shell, SunCoke Energy, entre outras.

BELA FERNANDES,

Psicóloga e Coach, formada pela Profit RH e membro da International Coaching Federation. Com MBA Executivo em Serviços e em Marketing pelo Coppead/UFRJ, é especialista em terapia familiar sistêmica. Atua na consultoria executando e coordenando programas de Coaching Executivo. Com vinte e cinco anos de experiência em gestão no mercado de Telecom e sete anos de atuação como professora convidada da Fundação Dom Cabral, atua na consultoria em programas de desenvolvimento da maestria gerencial dos líderes através de processos de Coaching Executivo e Workshop de autoconhecimento (instrumentos MBTI/MBTI II e EQ-i.2.0). Participa também do levantamento (escutas e conversas complexas) para análise e diagnóstico do clima organizacional.

MARIANA AYLMER, MSC.

Mestre em Administração formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com ênfase em comportamento organizacional, confiança e liderança. Cursa doutorado em negócios na ESC Rennes School of Business, estudando processos de elevação do comportamento moral de equipes em organizações brasileiras. Especialista em pesquisas usando técnicas projetivas de modelos com brinquedos. Na equipe, atua como pesquisadora e desenvolvedora de mídias.

RICARDO BARROS, MSC.

Mestre em Práticas de Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Columbia University. É consultor de empresas e professor convidado da FGV, FDC e UFRJ/Coppetec. Desenvolve pesquisas de cultura moral aplicadas em organizações empresariais e implantação de programas de gestão integradas e práticas de redução de custos e riscos voltados para engajamento de equipes e excelência operacional.

ANTONIO VOLPE

Engenheiro Mecânico graduado pela UFF. Pós-graduado em Engenharia de Produção com ênfase em de Qualidade e Produtividade, em Engenharia Econômica e Administração Industrial, e em Engenharia de Manutenção (UFRJ). Professor convidado da Pós-Graduação de Produção e Serviços da UFRJ. Na equipe, atua no diagnóstico do cenário organizacional e de sua cultura moral; e em projetos de maximização de resultados através de ferramentas de gestão para melhorias dos processos, otimização de recursos e redução de riscos, alavancando confiabilidade e excelência operacional.

AXEL SANDE, PHD

Designer e Professor. Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é professor em instituições de ensino, como a Fundação Dom Cabral, o Instituto Europeu de Design e a PUC-Rio, além ser membro do Núcleo Docente Estruturante da Graduação em Design e Tecnologia do SENAC Rio. Coordenador do Gabinete de Artes, que atua em grandes projetos de design e comunicação. Com mais de 20 anos de experiência profissional, já atuou como diretor de arte e design manager para diversas empresas no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Na equipe, atua como coordenador de Design Thinking e com Facilitação Gráfica de eventos.