Equipe

ROBERTO AYLMER,

Considerado nas escolas de negócio e nas empresas como um “professor de alto impacto”, Roberto Aylmer é médico, com especialização em gestão no contexto complexo e no Burnout Executivo. Professor internacional da Fundação Dom Cabral e especialista em jornadas que visam uma transformação da cultura. Sua trajetória iniciou no consultório e partiu para a consultoria, a partir de uma avalanche de gerentes em crise (Burnout) por conta da reengenharia nos anos 90 que fraturou o Contrato Psicológico entre o empregado e a empresa. Com a demanda crescente para um suporte às organizações, fez um MBA em Marketing, estudando Customer Centricity e Cultura de Serviço no ambiente organizacional.

Avançou no Mestrado Executivo Internacional da FGV/EBAPE com ênfase no papel da chefia imediata e do seu suporte na percepção da pressão (estresse) e da performance do colaborador. Ampliou seus achados no Doutorado na Rennes School of Business, na França, pesquisando a construção do Contrato Psicológico e o impacto da pressão sobre a saúde mental dos colaboradores. Seu trabalho utiliza a Action Research, metodologia de mudança organizacional fundamentada cientificamente com pesquisas qualitativas e quantitativas que evidenciam a causa-raiz dos desafios que interferem com as relações e os resultados. Atualmente avança com a primeira pesquisa no Brasil sobre a Maturidade do Raciocínio Moral e seu impacto na performance e na segurança ocupacional. O trabalho de sua equipe tem resultados e legados que o diferencia dentre os melhores consultores do Brasil.

Roberto Aylmer tem 30 anos de experiência e referências no Brasil e no exterior. Já treinou centenas de líderes de 75 países diferentes em Cingapura, Itália, França, Bruxelas, Beijing, México e nos Estados Unidos. É reconhecido por top leaders no Brasil em palestras e treinamentos de alto impacto e é referência em desenvolvimento de lideranças em situações complexas na Fundação Dom Cabral, no qual já recebeu a honra de ser professor homenageado e paraninfo da primeira turma de pós-graduação em Gestão de Negócios Vale. É recomendado por C-Level e RHs de grandes empresas como a Petrobras, Petrobras Distribuidora, Transpetro, L’Oréal, Grupo Boticário, Vale, BG Group, Sotreq Caterpillar, Essilor, Shell, SunCoke Energy, TIM, WestRock, Ternium, CSN, USIMINAS, FIRJAN, CNI, entre outras.

BELA FERNANDES,

Psicóloga e Coach, formada pela Profit RH e membro da International Coaching Federation. Com MBA Executivo em Serviços e em Marketing pelo Coppead/UFRJ, é especialista em terapia familiar sistêmica. Atua na consultoria executando e coordenando programas de Coaching Executivo. Com vinte e cinco anos de experiência em gestão no mercado de Telecom e sete anos de atuação como professora convidada da Fundação Dom Cabral, atua na consultoria em programas de desenvolvimento da maestria gerencial dos líderes através de processos de Coaching Executivo e Workshop de autoconhecimento (instrumentos MBTI/MBTI II e EQ-i.2.0). Participa também do levantamento (escutas e conversas complexas) para análise e diagnóstico do clima organizacional.

MARIANA AYLMER, MSC.

Mestre em Administração formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com ênfase em comportamento organizacional, confiança e liderança. Cursa doutorado em negócios na ESC Rennes School of Business, estudando processos de elevação do comportamento moral de equipes em organizações brasileiras. Especialista em pesquisas usando técnicas projetivas de modelos com brinquedos. Na equipe, atua como pesquisadora e desenvolvedora de mídias.

RICARDO BARROS, MSC.

Mestre em Práticas de Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Columbia University. É consultor de empresas e professor convidado da FGV, FDC e UFRJ/Coppetec. Desenvolve pesquisas de cultura moral aplicadas em organizações empresariais e implantação de programas de gestão integradas e práticas de redução de custos e riscos voltados para engajamento de equipes e excelência operacional.

ANTONIO VOLPE

Engenheiro Mecânico graduado pela UFF. Pós-graduado em Engenharia de Produção com ênfase em de Qualidade e Produtividade, em Engenharia Econômica e Administração Industrial, e em Engenharia de Manutenção (UFRJ). Professor convidado da Pós-Graduação de Produção e Serviços da UFRJ. Na equipe, atua no diagnóstico do cenário organizacional e de sua cultura moral; e em projetos de maximização de resultados através de ferramentas de gestão para melhorias dos processos, otimização de recursos e redução de riscos, alavancando confiabilidade e excelência operacional.

AXEL SANDE, PHD

Designer e Professor. Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é professor em instituições de ensino, como a Fundação Dom Cabral, o Instituto Europeu de Design e a PUC-Rio, além ser membro do Núcleo Docente Estruturante da Graduação em Design e Tecnologia do SENAC Rio. Coordenador do Gabinete de Artes, que atua em grandes projetos de design e comunicação. Com mais de 20 anos de experiência profissional, já atuou como diretor de arte e design manager para diversas empresas no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Na equipe, atua como coordenador de Design Thinking e com Facilitação Gráfica de eventos.